7 razões para fazer CrossFit

O esporte que mais cresce no Brasil, tem convertido alunos em fãs e transformado a vida de milhares de pessoas mundo a fora. No CrossFit cada aluno se esforça para dar o seu melhor e, no dia seguinte, volta para fazer uma aula completamente diferente.

A maneira como o método foi desenvolvido e a eficiencia dos resultados que ele é capaz de proporcionar não tornaria o CrossFit tão popular se não fosse a facilidade em se encaixar na rotina de pessoas comuns e trazer grandes transformações na vida delas.

Por isso listamos aqui, 7 razões para fazer CrossFit e porque elas vão fazer a sua vida melhorar.

1. Redução de gordura

Você busca perder peso ou melhorar a sua composição corporal? CrossFit pode ser a solução!

A eficiencia em alcançar resultados em alunos que buscam maneiras de emagrecer ou definir o corpo é o motivo número 1 da busca pelo CrossFit.

Recentemente mostramos no nosso Blog um experimento realizado nos Estados Unidos que mostra que exercícios praticados em alta intensidades, como os do CrossFit, pode te fazer queimar gordura até 5x mais rápido do que os exercícios convencionais.

Pesquisas acadêmicas em todo o mundo convergem no entendimento de que fazer exercícios de alta intensidade em curtos períodos é superior a prática de exercícios de baixa ou média intensidade em longos períodos.

2. Queima gordura, não músculos

É muito comum, principalmente nas academias, encontrar as pessoas presas no dilema entre desenvolver o condicionamento aeróbio e reduzir o percentual de gordura vs ganhar massa muscular.

Nosso organismo possui três fontes de energia para nossas ações humanas:

  • vias fosfagenicas,
  • vias glicoliticas,
  • vias oxidativas.

A utilização destas vias está diretamente ligada a duração e intensidade da atividade física. Basicamente utilizamos as vias fosfagênicas em atividades curta duração e grande exigência física, as vias glicolíticas em atividade de curta e média duração e potência moderada, e vias oxidativas para atividades de longa duração e baixa intensidade.

A utilização destas vias também está associada aos tipos de substratos utilizados como fonte de energia: carboidrados, gorduras e/ou proteínas. Para exercícios de curta duração e alta intensidade, tendemos a usar carboidratos como fonte energética. Para exercícios de longa duração e baixa intensidade, nossas vias tendem a utilizar mais as gorduras como fonte de energia e as proteínas como fontes de energia alternativa.

No CrossFit, há um desenvolvimento proporcinal destas vias para utilizá-las de maneira mais eficaz. Assim, associando com uma boa alimentação, tendemos a utilizar mais gorduras e carboidratos como fonte de energia. Desta forma há uma conservação da massa muscular.

3. Exige pouco tempo de dedicação

Além dos incríveis resultados proporcionados, o tempo necessário que precisamos dedicar ao CrossFit é pouco e fácil de encaixar em qualquer rotina.

Se, em uma semana de 168 horas precisamos dedicar apenas 4 horas para mudar de vida, não podemos dizer que o problema é falta de tempo, certo ? Isso corresponde a dedicar 1 hora por dia, 4 vezes por semana. Muitas pessoas tem frequencia de treino menor do que isso e obtém bons resultados.

Qualquer prática esportiva é melhor do que nenhuma mas, se o que você busca é transformar sua vida, recomendamos que não venha menos de 2 vezes por semana.

4. Aumenta a produção natural do Hormonio do Crescimento (HGH)

O hormônio de crescimento humano (HGH), desempenha papel chave no crescimento, composição do corpo, metabolismo e reparação das celulas. O HGH também aumenta o crescimento muscular, força, desempenho do exercício e ao mesmo tempo ajuda na recuperação de lesões e doenças. Além disso ajuda no fortalecimento ósseo e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Exercitar-se em alta intensidade é uma das maneiras mais eficazes de aumentar significativamente, ou manter em casos de pessoas com idade mais avançada, os níveis de HGH. Os níveis de HGH estão diretamente relacionados a quantidade de gordura corporal do seu corpo e perder gordura vai te ajudar a otimizar os níveis de HGH para sua saúde.

5. Te torna resiliente

No CrossFit, existe uma parte da aula conhecida como WOD (Workout of the Day) onde os coaches passam a sequencia de exercícios para os alunos em forma de desafio. Sempre teremos algo para dar o nosso melhor, seja no tempo, na quantidade de repetições ou na carga que faremos o WOD e no final teremos um placar. Se todos os dias e todas as aulas são diferentes, por outro lado, uma coisa há em comum em todas elas: sempre será difícil!

Ter uma tarefa díficil que você se propõe a cumprir todos os dias, além de ser um desafio físico, é mental também. E isso te ajuda a criar casca e te tornar cada vez mais resiliente.

6. Condicionamento Físico

De tantas razões para fazer CrossFit, não podemos deixar de fora aquele que é o motivo da sua existência.

Criado para ser o método mais eficiente no desenvolvimento do Condicionamento Físico de maneira geral e ampla, o CrossFit te faz ser a sua melhor versão de você mesmo e te liberta. Isso porque desenvolveremos todas as capacidades físicas para fazer o que quisermos fora do Box.

Sedentarismo e falta de preparo físico não serão mais motivos para você deixar de aproveitar um futebol com os amigos, uma corrida ou passeio de bike em lugares bonitos.

Para quem não pensa tão longe, o CrossFit também tornará apto e desenvolverá o vigor necessário em atividades cotidianas como carregar as compras do supermercado, cuidar dos filhos ou subir escadas sem morrer de cansaço no final.

7. Consistência e Frequencia

Não adianta ter um impulso para mudar de vida em um dia se não conseguiremos manter a consistência por muito tempo. Essa é a cereja do bolo do porque você deve praticar CrossFit.

Encontramos no CrossFit características de sobra para te impulsionar e manter a consistencia todos os dias. Seja na quebra da rotina ou nas aulas em grupo, você tem uma chance maior de atingir seus objetivos em um esporte que te cativa e permite ser consistente por bastante tempo.

Isso porque saúde e bem estar não deve ser encarado como uma obrigação chata e entediante. Acreditamos que a verdadeira transformação é proporcionar uma atividade saudável que será a melhor hora do seu dia!

CrossFit para sua vida

Como explicamos nesse artigo, temos motivos de sobra para conhecer e praticar este esporte que te proporcionará tanto prazer quanto resultado. Assista o depoimento abaixo de nosso aluno, Matheus, e veja a transformação que o CrossFit pode ser na sua vida e venha fazer uma Aula Experimental para mudar de vida!

7 razões para fazer CrossFit