As 10 capacidades físicas trabalhadas no CrossFit

Quando definimos O que é CrossFit ?, falamos e repetimos muitas vezes a noção de que é o método de treinamento que busca atingir com eficiencia o condicionamento físico amplo e geral. Mas o que exatamente queremos dizer com essa noção de amplo e geral ? Entenda neste artigo que escrevemos sobre as 10 capacidades físicas.

O maratonista Vanderlei Cordeiro atingiu grandes marcas na sua carreira e ganhou muitas premiações por ser primeiro em corridas de grandes distâncias. Assim como Vanderlei, o halterofilista Fernando Reis alcançou grande sucesso na sua carreira e possui dois recordes brasileiros de Levantamento de Peso Olímpico. Que os dois atletas são bons no que fazem, isso a gente sabe. Mas será que se invertermos os papéis, eles se dariam bem ? Provavelmente não…

Vanderlei Cordeiro (esquerda) e Fernando Reis (direita)
Vanderlei Cordeiro (esquerda) e Fernando Reis (direita)

Isso é comum porque na busca por performance, os atletas profissionais priorizam desenvolver as capacidades físicas específicas das suas modalidades e, inevitavelmente, deixam as outras em segundo plano.

As 10 capacidades físicas

O CrossFit possui alguns modelos para avaliação do condicionamento físico e o desenvolvimento eficiente das 10 capacidades físicas está entre eles.

1. Resistência cardiovascular e respiratória

A resistência cardiovascular é a capacidade sistemica orgânica de captar, metabolizar e fornecer o oxigênio. É necessária para realizar ativilidades físicas de média e longa duração. Desenvolver esta capacidade física é preponderante para o aluno conseguir aumentar o volume treinamento e intensidade. Desta maneira, é possível aguentar exercícios com mais intensidade por um período maior. Os efeitos do desenvolvimento desta capacidade física são perceptíveis em poucas semanas quando o aluno consegue realizar as tarefas mais rapidamente e se sentir menos cansado.

2. Resistência muscular

A resistência muscular é a capacidade de contração muscular por médios e longos períodos de tempo. Através do Levantamento de Peso Olímpico (LPO) e exercícios ginásticos trabalhamos diariamente esta capacidade física.

3. Força

A força é medida pela quantidade máxima de tensão que os músculos são capazes de gerar em um movimento. Ao realizar exercícios, é importante tomar o cuidado para garantir que o movimento seja correto e as cargas estejam adaptadas a resistência muscular de cada atleta.

4. Flexibilidade

A flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos com maior grau de amplitude e uma articulação específica. No CrossFit esta capacidade é estimulada através de exercícios que geram maior mobilidade para os atletas. Respeitando o limite de cada indivíduo os estímulos deverão ficar mais intensos à medida que a flexibilidade, gradativamente, aumentar.

As 10 capacidades físicas

5. Potência

Potência é a capacidade do atleta aplicar o máximo de força no menor tempo possível em um movimento. A velocidade e a carga aplicada no exercício deve respeitar o limite do indivíduo.

6. Velocidade

A velocidade é a capacidade do atleta fazer movimentos com rapidez e no menor tempo possível.

7. Coordenação

A coordenação motora é a capacidade de gerar vários padrões de movimento. Os exercícios de LPO e Ginástica ajudam a desenvolver esta capacidade pois englobam diversos movimentos distintos em uma mesma sequência. Ter uma boa coordenação é fundamental para evoluir na progressão de exercícios dados em aula.

8. Agilidade

Agilidade é a capacidade de alterar um padrão de movimento de maneira rápida e eficiente. Não se trata apenas de mudar a direção do movimento mas o padrão do exercício como um todo. Para desenvolver essa capacidade é preciso combinar coordenação, equilíbrio e velocidade.

9. Equilíbrio

O equilíbrio é a capacidade de controlar o centro de gravidade do corpo, aprendendo a compensar as forças envolvidas em cada movimento e manter-se estável em diferentes situações e movimentos.

10. Precisão

A capacidade de realizar movimentos precisos demanda outras capacidades como coordenação, flexibilidade, velocidade e força. Single/double unders, toes-to-bar, knee-to-elbows e wall ball são movimentos que ajudam a desenvolver a precisão pois é necessário atingir o mesmo alvo em quantas repetições for necessário.

Wallball no Kilombo CrossFit
Alunos fazendo Wall Ball no Kilombo CrossFit

Condicionamento Físico Amplo e Geral

No CrossFit, variamos sempre nossos treinos para dar os estimulos ao nosso organismo e desenvolver todas as capacidades listadas acima. Por isso, o praticante de CrossFit está mais preparado e apto a se sobressair em situações físicas diversas e variadas.

As 10 capacidades físicas trabalhadas no CrossFit
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