O que é CrossFit?

Muitas pessoas perguntam o que é CrossFit e obtém as respostas mais variadas possíveis. Afinal de contas, o CrossFit é um esporte, um método de ensino, um estilo de vida ou uma empresa norte-americana ?! Leia este artigo e entenda melhor!

Como tudo começou

Tudo começou com o fundador da CrossFit Inc., Greg Glassman que, ao longo de várias décadas, desenvolveu e aperfeiçoou o método para atingir condicionamento físico da maneira mais ampla, geral e eficiente possível, tornando assim seus praticantes aptos a qualquer tipo de desafio. Para tal, busca desenvolver todas as capacidades físicas (temas dos próximos posts) através de movimentos funcionais, constante variados e de alta intensidade.

3 Características Fundamentais

O CrossFit tem 3 características fundamentais para desenvolver as 10 capacidades de maneira ampla, geral e eficiente:
3 Características Fundamentais

  • 1) Constantemente variado
    No CrossFit, a rotina é a inimiga. Buscamos utilizar a criatividade como for possível para variar, misturar e combinar exercícios com máximo de padrões e combinações . Além de tirar o corpo da zona de conforto e prepará-lo ao imprevisível, acreditamos que a satisfação e o engajamento em fazer algo diferente todos os dias é fundamental na busca pela qualidade de vida.
  • 2) Movimentos funcionais
    Os exercícios funcionais são movimentos similares aos encontrados nas nossas atividades cotidianas. Porém orientamos nas aulas para realiza-los de forma mecanicamente correta, segura e com maior eficiência gerando, assim, uma maior resposta neuroendócrina. Afinal de contas, entendemos que o CrossFit não é o fim em si mesmo. Você poderá, por transferência, utilizar as aptidões desenvolvidas de muitas maneiras diferentes fora do Box, seja, jogando futebol (ou seu esporte predileto), carregando as compras do supermercado ou brincando com a criançada no encontro de família.
  • 3) Alta intensidade
    Buscamos no CrossFit praticar exercícios de curta duração e alta intensidade. Pode soar estranho dizer que fazer “menos exercícios” te trará maiores resultados, porém, as conclusões de Glassman e de outros métodos de treinamentos de sucesso mostram que, na realidade, reduzir a duração dos exercícios e aumentar a intensidade traz benefícios como: melhora do sistema cardiovascular, redução da gordura corporal, aumento de força, potência, velocidade e massa muscular, entre outros benefícios.

A Pirâmide do CrossFit

Essas características do CrossFit são aplicadas seguindo uma hierarquia de esforço e preocupação que é conhecida como a Pirâmide do CrossFit. Isso porque ela flui da base até o topo, por ordem de prioridade.

Pirâmide do CrossFit

  • 1) Nutrição: estabelece a fundação do condicionamento físico e saúde a nível molecular. Alimentar-nos bem depende de pessoa a pessoa de acordo com a individualidade de cada um, da idade, nível de atividade física, entre outros fatores. Este é, sem dúvida, a base de tudo na nossa busca pela saúde e condicionamento físico
  • 2) Condicionamento metabólico: constrói a capacidade de utilizar nossas 3 vias metabólicas: fosfagênicas, glicolítica e aeróbias. A utilização delas está associada ao tempo e intensidade do exercício. Para obter um condicionamento amplo e eficiente precisamos desenvolver todas as vias metabólicas. Podemos trabalhar o condicionamento metabólico de diversas maneiras, seja correndo, remando, pedalando, nadando, etc.
  • 3) Ginástica: estabelece a capacidade funcional para controlar o peso corporal e a amplitude de movimentos. Na aplicação da ginástica, o aluno de CrossFit desenvolve a consciência corporal e passa a conhecer melhor o próprio corpo, seus limites e movimentos aumentando gradativamente seu repertório motor, força, equilíbrio e coordenação motora.
  • 4) Levantamento de Peso Olímpico (ou LPO): Desenvolve a capacidade de controlar objetos de maneira segura e eficiente. O LPO tem sido cada vez mais usado, não somente pelo CrossFit, mas por atletas de diversas modalidades por construir resistência muscular, força, potência, velocidade e coordenação motora.
  • 5) Esportes: praticar esportes de maneira competitiva e recreativa com movimentos aleatórios. Aqui voltamos a fazer na vida adulta o que sempre fizemos naturalmente quando criança. Jogar futebol, basquete, tênis ou o mais variado esporte que possamos imaginar, além de se tratar de um hobby, atividade social, é parte do CrossFit também. Afinal de contas, estamos construindo nossas aptidões físicas para aproveitar o que a vida pode oferecer de melhor.

O Método

Um dos grandes desafios no desenvolvimento de novas condutas do comportamento humano é a formação de novos hábitos para fazer com que as pessoas consigam consolidar na sua rotina a prática do esporte. Além de ser um esporte completamente fascinante, o CrossFit é ensinado ao redor do mundo utilizando um método que facilita a formação de um novo hábito, seduzindo a capturando os aspirantes a CrossFiters para ter uma vida saudável com consistencia.

Toda aula tem um método

Como vimos antes, todas as aulas são diferentes e podem variar de acordo com a proposta do Coach. Porém, de maneira geral, temos algumas etapas e características comum nas aulas. Pode variar, mas normalmente, a aula é divida em 3 etapas:

  • 1) Aquecimento e mobilidade: Os alunos iniciam movimentos para elevar a frequência cardíaca, desenvolver mobilidade e ativar a musculatura que será utilizada na parte mais intensa da aula. É fundamental fazer um bom aquecimento para evitar riscos de lesões.
  • 2) Parte técnica (ou Skill): é interessante no CrossFit que sempre temos o próximo passo e a busca por aprender novos movimentos ou em aperfeiçoar um movimento já existente é feito nesta parte da aula.
  • 3) WOD: parte mais intensa da aula. Vem do inglês Workout of the Day, o WOD, é quando o Coach propõe o desafio do dia a ser alcançado. Buscamos sempre dar o nosso melhor para atingir a máxima intensidade possível. Os objetivos podem variar de acordo com a proposta do Coach e o resultado final pode ser mensurado por tempo, número de rounds ou carga.

Valores do CrossFit

O CrossFit é, mais do que um esporte, um estilo de vida porque ele possui alguns valores fundamentais. Aqui no Kilombo CrossFit, valorizamos e damos muita importância a pessoas que se encaixam nesses valores. Afinal de contas, temos que nos sentir bem no ambiente que frequentamos diariamente.

  • 1) Faça parte e fortaleça nossa Comunidade: acreditamos que as pessoas que frequentam o nosso Box são tão importante quanto a nossa estrutura, localização e corpo técnico. Portanto, buscamos proporcionar um ambiente leve e saudável onde nossos alunos sejam ligados por laços de parceria, união e respeito mútuo. Acreditamos que gente boa atrai gente boa e nos incentivamos a tirar o que temos de melhor todos os dias. Seja você iniciante ou experiente, estamos prontos para recebê-lo bem e não precisa ter vergonha em começar algo novo pois nosso time e os nossos alunos mais experientes não estão aqui para te julgar e sim para te incentivar
  • 2) Competição saudável: a competição saudável nos ajuda e nos motiva a buscar o nosso melhor. O CrossFit tem todas as ferramentas para mensurar e avaliar a evolução ao passar do tempo. Todos nós buscamos nos superar a cada oportunidade, respeitando as nossas próprias limitações.
  • 3) Deixe o Coach ensinar: seja humilde, dê atenção e escute as orientações dos nossos Coaches. Eles tem experiência, se qualificaram e estudam para te proporcionar o que existe de melhor. A maior vitória dos nossos alunos é a maior vitória dos nossos Coaches. O seu crescimento é o nosso objetivo e a sua evolução é a nossa vitória!
  • 4) Dê o seu melhor: buscamos sempre ser melhor hoje do que fomos ontem. Para isso, dê o seu melhor! A evolução não acaba nunca e sempre existe o próximo passo. Nossos desafios são difíceis pois superar eles nos fazem crescer
  • 5) Seja íntegro: nos seus relacionamentos com colegas, parceiros ou na contagem dos seus exercícios, seja íntegro! O maior beneficiado será você mesmo
  • 6) Se usou, guarde: guarde todos os materiais e equipamentos utilizados durante a aula no local correto. Cada um é responsável por manter o ambiente arrumado para a próxima turma e guardar seus materiais porém, ajude o seu amigo que terminou por último e está escorado no chão ou aquele aluno iniciante que ainda está se recuperando. Um dia você ajuda, no outro, será ajudado!
O que é CrossFit?

Deixe uma resposta